Pactum

Dualidades e a Esperança

22 de dezembro de 2017

Em 9 dias, enfim acabará o ano 2017. Um ruim, com escassas, mas importantes vitórias a comemorarmos.

 

Os dias que antecedem o Natal costumeiramente nos lembram sobre a esperança num futuro melhor, e, se conseguirmos seguir adiante no árduo trabalho de (re)construção à nossa frente. E esperança se faz necessária realmente, pois ‘o ano que vai nascer’ pode não trazer consigo todas as realizações da canção. 

 

Temos esperança ao ver que, finalmente, o deputado Maluf é chamado a responder por suas ações. Contudo, no mesmo Brasil em sua dualidade vacilante acerca da convicção em evoluir, a  família Garotinho recebe indulto para festejar (?) o Natal e Reveillon em sua humilde residência.

 

Sob a ótica do Direito Penal, a dualidade está entre os chamados garantistas e àqueles com uma visão mais pro societatis, digamos assim. Ambas formas de interpretação do Direito são justas e legítimas, mas a dualidade de comportamento do órgão máximo do Judiciário emite sinais contraditórios sobre se o Brasil de 2018 conseguirá ou não reverter o senso de impunidade para crimes de corrupção, e isto é fator importante não somente para guiar a reconstrução moral da sociedade, como também para sinalizar a existência de seguro e apropriado ambiente econômico para se fazer negócios.

 

Economicamente há extremada dualidade, que também não colabora para um 2018 mais consciente e realista. Para ficar somente no rápido exemplo de quando leio que a inflação está dominada e, no supermercado ou em uma ida ao shopping, durante a peregrinação moderna de compras de Natal, minha mente vê-se em agonizante conflito sobre o que li e o que vejo....

 

Sem consciência pouco pode a sociedade civil. E o protagonismo das mudanças necessárias e ainda presas nesse circulo vicioso de dualidade demandará vigilância e muito mais trabalho dos cidadãos/contribuintes e brasileiros. 

 

Mas continuamos aqui e seguiremos em frente.

 

Boas festas aos leitores e suas famílias e um ótimo 2018 a todos nós.

Comentários

Até agora não foi feito nenhum comentário, seja o primeiro!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta pergunta é para o teste se você é um visitante humano e para impedir envios automatizados de Spam.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

e-Pactum    

Twitter RSS

A Pactum conta com mais um canal de comunicação. O e-Pactum. Blog que permite interação ainda maior entre nossos colaboradores, clientes e visitantes do site. Participe, deixe seu comentário. Contribua, participe desta seleta comunidade.

Drupal SEO