Café mineiro, cada vez mais gourmet





Mundialmente, o café é um dos produtos mais associados ao Brasil. Somos exportadores desse grão desde o século 18. E o Triângulo Mineiro é uma de nossas mais importantes regiões produtoras, local onde se concentram inúmeros empreendedores da cafeicultura.

A parceria da Coocacer com a Pactum teve início em 2003. E ganhou força no momento em que, face ao crescimento expressivo do faturamento, a cooperativa defrontou-se com uma dúvida bastante comum a qualquer empresa: como estruturar-se para crescer com sustentabilidade?

Foi na cidade de Araguari (MG) que um destes empreendimentos encontrou grande prosperidade. A Cooperativa de Produção dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari – Coocacer surgiu da força de vontade e do trabalho dedicado de seus fundadores, Antônio Reinaldo Caetano, Serafim Peres e Thomé Vicente de Lima. Hoje, a Coocacer é um dos principais players desse mercado em sua região.

Ao longo dos anos, o cultivo do café incorporou diversas tecnologias, possibilitando inclusive o plantio em solos empobrecidos, sem comprometer a qualidade da produção. Graças a essa evolução, os produtores mineiros puderam crescer e incrementar seus ganhos.

Entre 2011 e 2012, após um ano intenso de trabalho junto à Coocacer, a Pactum revisou a apuração dos principais tributos incidentes na operação da cooperativa, dedicando-se especialmente ao conceito de “ato cooperado” – uma vez que as atividades assim classificadas ficam livres da incidência fiscal. Com base nesse trabalho, os gestores da cooperativa puderam planejar estrategicamente toda a sua atuação, com o objetivo específico de evitar perdas fiscais. A Coocacer obteve um ganho expressivo na qualidade das informações acerca da carga tributária incidente em seu segmento de atuação, deixando de recolher tributos de forma indevida e utilizando a sistemática de apuração mais adequada ao seu modelo de negócio.O resultado dessa iniciativa se traduziu em uma gestão moderna, com maior eficiência tributária, contribuindo para o crescimento sólido e perene da cooperativa.

O mais importante de tudo é que o trabalho desenvolvido sempre teve como premissa preservar a história, a missão e os valores da Coocacer. A análise cuidadosa, conservadora e segura com que a Pactum conduz seus trabalhos é a melhor forma de respeitar as características e peculiaridades das empresas, viabilizando o sucesso de uma operação, como foi o caso da Coocacer.

Atualmente, essa parceria é tão consistente quanto a imagem do Café da Região do Cerrado Mineiro no mundo. E essa parceria já se projeta para o futuro. Com um planejamento bem feito, uma gestão exemplar e, ainda, com o café ganhando cada vez mais o status de produto gourmet, a Coocacer vislumbra um futuro de mais crescimento, para satisfação de seus associados, de Araguari e região.


"
A Coocacer obteve um ganho expressivo na qualidade das informações acerca da carga tributária incidente em seu segmento de atuação, deixando de recolher tributos de forma indevida e utilizando a sistemática de apuração mais adequada ao seu modelo de negócio.
"


PACTUM

DATAPACTUM


Informações tributárias e Empresariais Selecionadas, fique por dentro.

Área do Cliente



Esqueceu sua senha?
Pactum Consultoria Empresarial
Porto Alegre
Av. Independência, 1199 - Conj. 301
CEP: 90035-077
Telefone: 55 51 3314-1414
Fax: 55 51 3311-0438
E-mail: rs@pactum.com.br
Drupal SEO