Gestão Estratégica – Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT

A integração dos interesses do empreendedor e dos trabalhadores é essencial para que a empresa atue sincronizadamente e, com isso alcance níveis ótimos de performance.

Isso é especialmente importante em mercados caracterizados pela multiplicidade de competidores e disputa acirrada por mão-de-obra qualificada, como o que se enquadrava um de nossos clientes, que enfrentava uma cíclica e anual desgastante rotina de negociação de benefícios.

Inserido numa atividade que demandava aplicação intensiva de labor humano, não podia prescindir de seus qualificados colaboradores, contudo, sentia recorrente e sucessivamente pressão sobre seu ‘bottom line’ nessas negociações, uma vez que a economia brasileira infelizmente não conseguia acompanhar pari passu o investimento que vinha fazendo, e entendia precisar continuar a fazer em seus talentos.

Entrou em cena aí a inteligência legal e tributária da equipe da Pactum, que, interpretando sistemicamente o Programa de Alimentação do Trabalhador identificou espaço para aumento de eficiência no modelo tributário do cliente, para muito além da dedução do valor da refeição por colaborador do lucro líquido do imposto de renda da pessoa jurídica.

Os consultores tributários levaram até os gestores da empresa forma segura de conduzir a uma próxima negociação sindical, onde um aumento de tíquete de alimentação foi possível sem impactar diretamente o caixa da organização foi possível fazer com segurança, através da melhor gestão de Direitos.

E, por outro lado, foi entregue uma orientação de busca de indébito relativamente aos últimos anos que colaborou também para o ingresso de expressivos recursos financeiros, na ordem de dezenas de milhões de reais.

Juntas, tais soluções consultivas colaboraram decisivamente para uma otimização dos recursos humanos, jurídicos e financeiros da organização, bem como da gestão do tempo de todos os envolvidos.

Um último entregável do projeto foi a possibilidade de aumentar-se a quantidade de proteína dos refeitórios industriais, também sem aumento de desencaixe para a empresa cliente por decorrência de uma melhor gestão do Programa de Alimentação do Trabalhador.

Compartilhar em
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Conteúdos anteriores

Open chat