Tributário

Nossos Serviços

Recuperação de Tributos

A recuperação de tributos consiste na revisão dos últimos 5 anos das apurações dos mais diversos tributos (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, INSS) visando identificar oportunidades tais como restituição ou compensação de pagamentos indevidos ou a maior, créditos fiscais não aproveitados e outros.

Consultoria Tributária

Na consultoria tributária , são respondidos questionamentos sobre o mais adequado tratamento contábil-fiscal a ser oferecido em cada uma das operações da empresa, informado as bases legais e potenciais riscos, nas mais diversas operações, permitindo a melhor decisão, do contribuinte, acerca do tratamento a ser concedido.

Monitoramento Fiscal

O monitoramento fiscal é o acompanhamento eletrônico das informações prestadas ao fisco, pelos contribuintes, por meio das obrigações acessórias e diagnóstico fiscal elaborado pelos nossos especialistas, com o objetivo de identificar divergências nas informações prestadas.

Análise dos Documentos Fiscais e Tributários

Com os novos sistemas digitais “SPED” criados pela Receita Federal, para o recebimento das informações fiscais e contábeis das empresas, abrangendo não apenas documentos, mas as escriturações que apuram a totalidade dos tributos.

Planejamento Tributário

O planejamento tributário é o resultado da avaliação da operação da empresa como um todo, oferecendo diferentes formas de operar, resultando em melhor adequação da carga tributária, seja através de mudança no formato da operação comercial, industrial, administrativa ou dos serviços, ou através de operações…
A Pactum não realiza serviços privativos da advocacia

Eficácia e Segurança

Atendimento Personalizado e Tradição de Resultados

Assine nossa Newsletter

Assine nosso informativo e fique por dentro das principais notícias tributárias:

Recuperação de Tributos

A recuperação de tributos consiste na revisão dos últimos 5 anos das apurações dos mais diversos tributos (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, INSS) visando identificar oportunidades tais como restituição ou compensação de pagamentos indevidos ou a maior, créditos fiscais não aproveitados e outros. Os trabalhos de recuperação de tributo são sempre feitos com base nas normas legais e na jurisprudência, contemplando a análise das operações desenvolvidas pela empresa e seus respectivos documentos digitais, assim como a elaboração de relatórios detalhados para análises, contendo informações sobre eventuais riscos envolvidos para avaliação dos órgãos gestores da empresa. Os honorários para esse trabalho obedecerão rigorosamente o regime de êxito, e serão devidos apenas quando do efetivo efeito caixa para a empresa.

Consultoria Tributária

Na consultoria tributária, são respondidos questionamentos sobre os mais adequados tratamentos contábeis-fiscais a serem oferecidos em cada uma das operações da empresa, informando as bases legais e potenciais riscos, permitindo a melhor decisão do contribuinte acerca do tratamento a ser concedido.

Monitoramento Fiscal

O monitoramento fiscal é o acompanhamento eletrônico das informações prestadas ao fisco, pelos contribuintes, por meio das obrigações acessórias e diagnóstico fiscal elaborado pelos nossos especialistas, com o objetivo de identificar divergências nas informações prestadas. Com a média anual de 196 horas de compliance fiscal no mundo e 1948 no Brasil, é moroso e dispendioso realizar todos os cruzamentos de forma manual. O diagnóstico fiscal identifica o aumento ou redução indevida da carga tributária, através de cadastros incorretos, parâmetros sistêmicos ou quaisquer procedimentos que estejam resultando em apuração ou preenchimento incorreto das obrigações. A análise inicial leva em conta os últimos 5 anos, com posterior acompanhamento mensal.

Análise dos Documentos Fiscais e Tributários.

Com os novos sistemas digitais “SPED” criados pela Receita Federal, para o recebimento das informações fiscais e contábeis das empresas, abrangendo não apenas documentos, mas as escriturações que apuram a totalidade dos tributos.
A fiscalização se tornou muito mais rigorosa e ágil, motivo pelo qual muitas empresas estão sendo autuadas por estarem agindo em desacordo com a legislação, seja por descumprimento de obrigações acessórias digitais ou até mesmo o preenchimento incorreto.
O sistema SPED é dividido em módulos e ao mesmo tempo interligados em suas informações, como por exemplo: ECD e ECF, SPED Fiscal ICMS/IPI e EDF Contribuições PIS/COFINS, E-SOCIAL, DCTF-WEB e PERDCOMP-WEB.
Por isso, é fundamental que as empresas contem com boas ferramentas e com uma consultoria especializada para realizar todos esses procedimentos e obrigações, e assim evitar complicações com o Fisco.

Planejamento Tributário

O planejamento tributário é o resultado da avaliação da operação da empresa como um todo, oferecendo diferentes formas de operar, resultando em melhor adequação da carga tributária, seja através de mudança no formato da operação comercial, industrial, administrativa ou dos serviços, ou através de operações de aquisição, incorporação, fusão ou cisão, alteração do regime tributário, regime de reconhecimento de receita, estruturação de operações de compras e vendas em diferentes estados ou, ainda, estruturas comerciais e empresariais diversos, por meio das possibilidades existentes na legislação.